Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mudança de percurso

Sabe quando você gosta muito de duas coisas (no meu caso de duas atividades profissionais) e de repente se vê numa encruzilhada, obrigada a deixar uma delas? Era assim que eu estava me sentindo até pouco tempo atrás, quando mais uma vez coloquei minha vida na balança pra repensar o rumo que ela estava tomando. Nesta encruzilhada, fiquei diante de dois caminhos: dos biscoitos e da fotografia. Levar as duas atividades em paralelo, da forma como eu vinha fazendo, não dava mais.

Sou centralizadora, perfeccionista e gosto de estar na produção. Ou seja, habilidade zero pra administrar a sobrecarga de trabalho na cozinha, mesmo contando com a superajuda da minha querida mãe. Não sou visionária, nem empreendedora. Não tenho afinidade com a administração de negócios para lidar com o crescimento deste doce mundo. E confesso que não me agrada a ideia de procurar alguém que o faça por mim.

Meu coração fica aflito quando me dizem que tenho que pensar em financiamentos, investidores, lojas, franquias, industrialização e outros formatos mega comerciais. E se o meu coração fica aflito é porque este não é o caminho.

Pra mim o encantamento está na poesia da pequena produção, ou seja, nos cuidados com cada detalhe e no processo artesanal. Mas infelizmente, o dom de transformar essa poesia numa atividade rentável eu não tenho. Posso afirmar porque já tentei.

Hora de dar espaço à fotógrafa

Em contrapartida, há algum tempo eu vinha recusando alguns trabalhos com a fotografia (atividade que também é uma paixão) para dar conta da demanda na cozinha. E quando isso começou a ficar constante, me vi na tal encruzilhada e pensei: chegou a hora de tomar uma decisão. Mais uma vez.

Coincidentemente, neste momento surgiu a oportunidade de eu passar pela mentoria da fotógrafa Luciana Prado, uma das profissionais que mais admiro no segmento em que atuo (fotografia de grávidas, crianças e família). Fiquei um mês em curso particular e intensivo focado nas minhas necessidades no que diz respeito à linguagem, à técnica e ao mercado. Com o coração mais feliz e empolgado, agora (e por enquanto), tenho certeza de que este é o caminho que devo seguir. Consciente do tempo e esforço que preciso dedicar a esta atividade.

O caminho do meio

Com isso não estou decretando o fim do Doce mundo de Lili. Confesso que me dói o coração ao pensar na possibilidade de simplesmente parar com tudo. Não foi por acaso que demorei tanto a postar algo por aqui. Aliás, acho que nunca pensei tanto antes de comunicar algo. Eu estava procurando um caminho do meio e graças à Grace, da WA Mercearia, encontrei.

A Grace segue a mesma linha de pensamento que sigo quando o assunto é o valor à pequena produção e às pessoas. E com isso, nossa relação só se fortalece cada vez mais. É até difícil de explicar, mas quem visita a WA consegue entender o significado dos biscoitinhos na loja. Consegue ver que esse é um fornecimento que ultrapassa a satisfação com as boas vendas. Existe uma magia no ar que envolve alegria, amizades e histórias.

Por isso tudo, semanalmente continuarei fornecendo biscoitinhos para a WA. Por conta da fotografia, diminuirei a demanda, mas a loja nunca ficará desabastecida. Provavelmente, serão até três sabores por semana com divulgação antecipada pela fan page do Doce mundo de Lili.

E os cupcakes e biscoitos decorados?



Farei apenas eventualmente para ações especiais em parceria com a WA Mercearia. Para encomendas, principalmente de festas, conto com um grupo de amigas doceiras super supimpas para indicar. Quem tiver interesse é só me enviar um e-mail que eu passo as recomendações.

Life is about creating yourself

Agora, já que este post ficou longo mesmo, aproveito pra finalizar dizendo algo que talvez acenda uma luz dentro de você também. Diante de tantas idas e vindas, mudanças, decisões constantes e principalmente da impressão de que muito se faz pra não sair do lugar, um dia ouvi: "te admiro muito porque nunca vi alguém tentar tanto por tantas vezes, nunca conseguir e mesmo assim continuar tentando". Isso era pra ser um elogio, eu acho, mas confesso que fiquei bem arrasada e que por alguns dias acreditei que realmente sou um fracasso. Fiz cara de paisagem e, mesmo "fracassada", segui em frente matutando novas mudanças.

Pouco tempo depois, chegou de outra pessoa uma mensagem que me ajudou a ter convicção naquilo que eu estava me condicionando a pensar: "Sobre derrotas, há uma frase que define minha posição: Life isn´t about finding yourself. Life is about creating yourself. Você recria a você, seus planos e seu percurso constantemente. O que mais se pode desejar?"

É isso. Não sou. Estou.
Agora, mais fotógrafa do que doceira ;)



12 comentários:

  1. Lindo post! Fico feliz em fazer parte dessa trajetória. Te desejo sorte em tudo que vc criar, sei que seja fotografando ou fazendo biscoitos, sua doçura, seu cuidado, sua sensibilidade e seu capricho vão sempre te fazer brilhar!
    beijo grande,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lu!
      Que sorte a minha ter vc na minha história ;)
      Bjão!

      Excluir
  2. eu gosto da fotógrafa e da doceira! porém me dá mais prazer em chamar de AMIGA!

    ResponderExcluir
  3. Querida Lili,

    é muito bonito ver sua dedicação, sua poesia e o seu self em todas as suas produções. Na vida o que importa é poder transformar tudo o que está ou quase tudo a sua volta. Com os doces você leva sabores e texturas ao sentir das pessoas e com a fotografia vc leva uma inserção do self do outro a tua arte, do visual, que remete as pessoas a um tempo atemporal, sentindo fenômenos inexplicáveis. Sendo assim, se vc passou por momentos de angústias, de tropeços, etc... e continuou tentando é porque só vc poderia alcançar este lugar...tão especial, emocional e artístico que chegou agora, pois vc conquistou este lugar. Portanto só posso lhe admirar e desejar que alcance muito mais e continue levando as pessoas um pouco da Lili e assim consequentemente a uma experiência entre a poética e a arte criativa. PARABÉNS, PELA DECISÃO. Beijos, Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São clientes como vc que faz com que pessoas como eu repensem muitas coisas! ;) Muito obrigada por todo o seu carinho de sempre, So! Bjão!

      Excluir
  4. nossa....me identifiquei muito com seu texto ! conheço os biscoitinhos, espero poder continuar comprando de vez em quando na WA - lugar incrivel e também foi uma linda descoberta p/ mim. Também sou fotógrafa e entendo bem o que vc disse, que corra tudo bem no seu novo caminho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Obrigada! Espero qualquer dia encontrar vc por lá ;)

      Excluir
  5. Ah, Lindona! Segue teu caminho e acredite: ele é e deve sempre ser sinuoso.
    As suas paixões é que fazem de você essa pessoa especial que acredita em si mesma e tenta. Sempre!
    Continue se reinventando que a gente tá aqui pra dar toda a força.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neninha! Superobrigada pela força de sempre!
      E quero te ver por aqui. Falaremos sobre isso ;)
      Bjão!

      Excluir
  6. Oi Lili me identifico muito com vc pois pois passei por algo parecido hj depois de 3 anos de trabalho e dedicação com meus doces e cupcakes me vejo novamente na mesma situação " parar ou continuar" sou casada tenho dois filhos e agora estou gravida de dois meses não estou mais conseguindo trabalhar e me da um aperto no coraçao só de pensar em parar. Mas não terei outra escolha vou ter que me dedicar a essa nova fase da minha vida e passar mais tempo com os meus filhos. Bom desde de quando comecei a trabalhar com os doces sempre tive vc como inspiração talentosa, dedicada, guerreira que mesmo diante das dificudadess desse mundo de doceira não desistiu. Tenho certeza que vc ainda sera uma das doceiras mais conhecidas nesse Brasil. Desejo toda sorte do mundo nessa nova etapa da sua vida. Bjs Luciana - Cor e Sabor Cupcakes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, como vc mesma diz, a vida é dividida em fases. E vale o esforço de tentarmos aproveitar ao máximo o que cada uma delas nos traz de bom, não é?! Pelo que vc conta, acho que vc não vai parar. Vai apenas fazer uma pausa necessária. Aproveite cada alegria (e acredito que sejam muitas) dessa fase de cuidados com seus filhos. Fico feliz que eu tenha sido uma influência positiva na sua vida e quanto a ser "uma das doceiras mais conhecidas nesse Brasil", não está nos meus planos, porque afinal agora sou mais fotógrafa que doceira...rs
      Muito obrigada pelo carinho ;)
      Bjs e Boa sorte!

      Excluir